De 28 a 30 de julho de 2022, acontece o 5° Fecsta, Festival de Cinema de Santa Teresa. O evento valoriza a arte, tradições locais e as manifestações populares.
Serão três dias de festa multicultural com sessões de cinema, palestras, show, poesia e o que mais a criatividade anunciar.
Este ano o Festival será em plataforma on-line e presencial, na Praça Duque de Caxias, a conhecida Praça da Cultura, no centro de Santa Teresa.
Além de homenageada, a atriz e poetisa Elisa Lucinda faz um show poético, na sexta-feira (29), onde fala de arte, cultura e recita seus poemas. No sábado (30), a Drag Rita Von Hunty, fará a palestra “Educação para a Esperança”, às 20 horas.
O Festival conta ainda com a palestra de Sara Rocha sobre rodada de negócios / Pitch; performance teatral com Lilia Casotti; dança Cigana com Caliandra; concerto de flauta transversa e baixo acústico com Rubia de Moraes e Felipe Medeiros; e show da banda The Windows – Tributo ao The Doors.
Também terá o lançamento do curta-metragem “O Manto”, com direção e roteiro de Luiza Lubiana, apresentação da banda de música e do grupo de dança do Circolo Trentino e muitas outras atrações.
O Fecsta exibirá 33 filmes, após criteriosa seleção entre os 700 títulos inscritos, vindos de 23 estados brasileiros. O Brasil inteiro estará conectado à exibição pelas plataformas do Festival e presencialmente na charmosa cidade de Santa Teresa.
O Fecsta é um evento transversal, que envolve múltiplas linguagens artísticas e encerra a edição no palco com a intensa cantora e atriz Simone Mazzer com o show Férias em VídeoTap, logo após o anúncio dos filmes premiados.
O evento é realizado pela Satírica Filmes Produções, aprovado nas Leis Federal de Incentivo à Cultura e de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), do Governo do Estado do Espírito Santo.
- Mostra “A Escola Vai ao Cinema” – destinada aos alunos da Secretaria Municipal de Educação de Santa Teresa. Censura livre.
- Mostra “Beija-Flor” – Obras com temáticas sociais. Para maiores de 12 anos.
- Mostra “Frenética” – Filmes que tratam temáticas como feminicídio, homofobia e injustiças sociais, podendo conter cenas de sexo e violência. Para maiores de 16 anos.
- Mostra “Augusto Ruschi” – Homenageia povos originários, realizadores indígenas e temas ambientais.
- Mostra “Virginia Tamanini” – Vitrine exclusiva para produções realizadas no estado do Espírito Santo, por diretores capixabas.
Premiação
Os troféus serão concedidos para o Melhor Filme de Ficção, Melhor Documentário, Melhor Animação, Melhor Filme Capixaba (que além do troféu leva um prêmio em dinheiro); Melhor Filme Eleito pelo Júri Popular e duas Menções Honrosas.
Arte Cinética
O artista Mauro Ferreira Tacchetto vai exibir seu relógio temático de 3m de altura x 2m de largura x 1m de profundidade. A engrenagem do relógio ao mover os ponteiros, move, também, simultaneamente, no painel frontal, miniaturas dos imigrantes italianos desempenhando funções cotidianas como fazer polenta, serrar madeira, fazer macarrão, peneirar café e bater pilão.
Video mapping
Em mais uma experiência multissensorial exibiremos, ainda, em vídeo mapping, na parte frontal da igreja matriz, um show de imagens em movimento com elementos naturais e culturais do município acompanhados de trilha sonora, com trechos do magnífico Jaceguay Lins.
Oficinas de capacitação para o audiovisual
Câmera e edição são temas de oficinas entre os dias 25 e 27 de julho para alunos das escolas públicas de Santa Teresa e para a comunidade em geral.
As oficinas são gratuitas, com profissionais da área e têm o objetivo de capacitar jovens de 14 a 29 anos para a realização audiovisual.
No último dia, eles terão a oportunidade de apresentar seu trabalho numa exibição para todo o público do Fecsta.
Programação
30 de Junho a 05 de Agosto
- Exposição GAEU (Ufes) “Tudo que se Move ou Parece que se Move”.
25 a 27 de Julho
- 8h às 12h – Oficinas de capacitação para o audiovisual: “Câmera e Edição”, para alunos das escolas públicas de Santa Teresa e toda a comunidade.
21 a 30 julho
- 9h às 22h – Exposição do Relógio Temático “Cinético”, do artista Mauro Tacchetto Ferreira.
1° dia do Festival – Quinta-feira – 28 de julho
- 14h30 às 16h – Roda de conversa com cineastas.
- 16h10 às 17h10 – Palestra “Recuperação e Conservação das Nascentes da Bacia do Rio Santa Maria do Doce”, com Paola Alfonsa Vieira Lo Monaco.
- 17h30 às 19h30 – Mostra Escola Vai ao Cinema – Sete filmes de classificação livre para todos públicos, pensada em especial para os alunos da rede pública municipal de ensino.
- 19h31 – O beija-flor faz uma aparição pelo palco.
- 19h32 às 21h35 – Mostra Augusto Ruschi – Sete filmes com temáticas indigenistas, ambientalistas, ecológicas e/ou realizações de cineastas indígenas.
- 21h35 às 22h35 – Banda The Windows – Tributo ao The Doors.
- 22h40 – Coquetel de abertura do festival na Pousada Vale di Trento e lançamento do livro Rasuras, de Erly Vieira Jr.
2° dia do Festival – Sexta-feira – 29 de julho
- 8h30 às 12h – Plantio de mudas nativas da Mata Atlântica ao redor de nascentes da Serra da Boa Vista, sub bacia do Santa Maria do Doce.
- 14h às 15h30 – Roda de conversa com cineastas.
- 15h35 às 16h35 – Palestra com Sara Rocha – Rodada de negócios / Pitch.
- 16h40 às 17h10 – Apresentação dança cigana.
- 17h35 às 19h15 – Mostra Beija-flor – Seis filmes abordando diferentes temáticas sociais, com classificação indicativa acima de 12 anos.
- 19h20 às 19h50 – Apresentação do Show “Serenata per flauto e basso”, com Rubia de Moraes e Felipe Medeiros.
- 20h00 às 20h20 – Exibição do curta “O Manto”, de Luiza Lubiana.
- 20h20 às 22h20 – Mostra Frenética – Sete filmes com temas que tratam sobre feminicídio, homofobia e injustiças sociais.
- 22h20 às 23h20 – Show com Elisa Lucinda.
3° dia do Festival – Sábado – 30 de julho
- 9h às 13h – Passeio com os cineastas na rampa de voo livre.
- 14h às 15h20 – Roda de conversa com os cineastas.
- 16h30 às 17h20 – Banda de música do Círculo Trentino – A banda percorre a cidade e para na praça do evento junto com o grupo de dança. Encerra a apresentação e o grupo de dança se apresenta.
- 17h30 às 17h50 – Exibição do vídeo produzido no Laboratório de Produção Audiovisual.
- 18h às 20h – Mostra Virginia Tamanini – Seis filmes produzidos no ES por diretores capixabas. Prêmio em troféu e em dinheiro.
- 20h às 21h – Palestra “Educação para a Esperança”, com Rita Von Hunty.
- 21h10 às 21h30 – Premiação.
- 21h40 às 23h – Show com Simone Mazzer.