Um dos maiores festivais da cultura hip hop acontece no dia 26 de outubro no Memorial da América Latina
O Sons da Rua escreve mais um capítulo de sua história neste ano. Apostando na maior interação do público com a paisagem urbana e celebrando a cultura hip hop, o festival chega ao Memorial da América Latina no dia 26 de outubro. O Memorial, em São Paulo, será ocupado com a estrutura do Sons, que traz shows, batalhas de rima, live painting, gastronomia, ativações de marca e a presença de convidados. Durante a festa, sobem ao palco nomes como Matuê, Tasha e Tracie + Kyan e Gregory e Major RD, Ajuliacosta, MC Luanna e Hariel.
Com milhões de ouvintes nas plataformas digitais, o cearense Matuê alcançou êxito com o disco “Máquina do Tempo” (2020) apresenta, pela primeira vez na cidade, o aguardado álbum “333”. O disco foi gravado com métodos analógicos, sendo o resultado do amadurecimento pessoal do artista. Em sua estreia no palco do Sons da Rua, o rapper promete, também, embalar o público com seus maiores sucessos, como “A Morte do Autotune”, “Kenny G” e “Conexões de Máfia”. Na ocasião, o músico recebe Brandão, um dos nomes em ascensão do trap.
Criadoras do movimento EXPENSIVE SHIT, que visa a valorização da autoestima e da autonomia dos jovens negros que vivem na periferia, por meio de conhecimento, arte, moda e informação, as irmãs Tasha e Tracie sobem mais uma vez ao palco do festival. Donas dos hits “Tang”, “Salve”, “SUV”, “Willy” e “Combate”, a cada trabalho buscam fazer algo diferente, trazendo falas sobre conquistas e empoderamentos, discurso que é alinhado a trajetória da dupla na música e, também, no lifestyle. Neste dia, as gêmeas se juntam a seus respectivos companheiros, Kyan, conhecido por mesclar funk com trap em seus trabalhos autorais, e Gregory, que tem em seu repertório uma mistura de sentimentos e com alto teor de adrenalina, para apresentarem as músicas de “Yin Yang” (2023), EP que fala de dois casais negros que se conectam no amor e na música.
Indicado ao prêmio “Bet hip hop awards 2023”, o rapper carioca Major RD é um artista versátil e com estética própria. Conhecido por seu flow agressivo, o artista criou seu espaço no rap com vozeirão de hard rock, ferradura no pescoço e cavalo em clipe. Em 2023, RD lançou o seu aguardado segundo álbum “Ascenção do Cisne Negro”, no qual discute a fama e o cansaço de trabalhar e trabalhar em um mundo bem diferente dos clipes de Ja Rule. Na ocasião, o rapper convida LEALL, um dos principais expoentes da cena grime (música urbana) nacional, que participou da gravação da faixa “Movimento Rock”, composição de RD, uma poderosa fusão de rap e rock, que reflete a realidade urbana e a resistência cultural.
Um dos nomes em destaque no rap feminino do país, Ajuliacosta é uma multiartista de São Paulo, mulher preta da quebrada, que traz o rap como movimento artístico e de sua vida. Sua trajetória é marcada por sucessos como “OK, Mina Chavosa” e “Outra Mulher”. Em 2023, lançou o seu primeiro disco “Brutas Amam, Choram e Sentem Raiva”, que conta com 10 faixas.
Vencedora do Prêmio Rap Brasil, na categoria “Artista Revelação 2022”, MC Luanna vem se tornando uma das grandes potências da cena urbana paulistana. A artista acaba de lançar o seu álbum de estreia “Sexto Sentido”, que conta com participações especiais de Drik Barbosa, Menor MC, Monna Brutal e Ana Rima. No disco, a artista explora novas sonoridades que impõem sua visão mundana, em uma mistura de ritmos que ultrapassam o rap tradicional, trazendo elementos do trap, bounce e dance hall.
Outro nome que chega ao Festival Sons da Rua é o MC Hariel. Conhecido na cena do funk paulista, o MC possui milhões de seguidores nas redes sociais, tendo conquistado a fama com uma série de hits que ressoam em todo o país. O músico lançou recentemente o álbum “Funk superação”, uma celebração da rica herança cultural e musical do país. O disco traz 14 faixas que mesclam a autenticidade do funk com novos arranjos e instrumentos. Além das músicas do novo trabalho, as faixas “Maçã Verde”, “Lei do Retorno” e “Cracolândia” estão no setlist do show.
O evento também destaca apresentações únicas, como a dos finalistas do “Seletivas de Novos Talentos”. O concurso tem como objetivo incentivar a criação artística, ocupando um espaço de atuação e articulação no campo social, com o apoio às representatividades culturais, aos novos nomes do movimento hip hop e os projetos produzidos nas periferias. 011 Vivência, Rui’f e Mana Bella, artistas escolhidos através de votação popular, sobem ao palco principal do Sons da Rua e apresentam os seus trabalhos em formato “ao vivo”.
Reforçando a sua vocação como palco para as novidades, o Sons da Rua traz um recorte fresco dos encontros de MCs, as batalhas de rima. Com patrocínio da Head & Shoulders, o palco dedicado às batalhas recebe Bask, Mezadrak, Barreto, Tonhão, Djaneiro, WinniT, Big Mike e Killua. Eles duelam na rima e na improvisação, mostrando a intimidade com as palavras, a destreza do pensamento e a língua afiada. O grande vencedor será anunciado durante o evento.
Sim, o Sons da Rua tem diversas opções na gastronomia! Para atender a todos os paladares, o evento terá um cardápio variado. Restaurantes como Honestinho, Charles Dog, Nobru Coffee & Donuts e La Crepe estarão presentes no evento com cardápios criativos e variados. Além dos itens oferecidos pelos estabelecimentos, o festival também conta com outras delícias, como batatas fritas, pastel, espetinhos, pizza e frango frito.
Outra coisa que sempre merece destaque são os bares proprietários, aquelas opções para quem não quer desgrudar os olhos dos palcos. TNT terá um bar proprietário, ponto de fotos com impressão em lambe lambe e pista de breaking, com DJ e exibição de dança durante o festival. Além de tudo isso, o editorial da Hypebeast fará entrevistas exclusivas com os artistas, antes de subirem ao palco. Já a Itaipava trará um bar exclusivo de Itaipava Premium e um ponto de foto para interação do público.
A lojinha de produtos exclusivos Sons da Rua se estende por mais esta edição. Camisetas, copos, bonés, stickers, entre outros produtos estarão disponíveis na lojinha.
O Sons da Rua tem ainda a crescente preocupação em torná-lo cada vez mais acessível. Nesta edição, o festival conta com uma equipe de receptivo em todos os espaços, com intérpretes de Libras no palco e área para pessoas com deficiência na plateia dos shows.
O festival também conta com áreas de descanso, artes visuais e muito mais. Com o intuito de agregar valor à experiência do público, o evento conta com ativações promovidas pelas marcas patrocinadoras.
Segundo ano da Head & Shoulders como patrocinadora do evento, optando esse ano por dar destaque aos atributos que ressaltam a confiança associada ao estilo e, principalmente, ao cabelo e couro cabeludo, a marca apresenta o momento “Câmera da Confiança”. Durante os intervalos dos shows, a câmera irá flagrar os cabelos mais estilosos do Sons da Rua. As pessoas selecionadas irão ganhar amostras do lançamento da marca, o shampoo Limpeza Eficaz.
Já a Neon leva ao festival um espaço exclusivo, onde o público poderá ganhar prêmios e sentir a adrenalina da sorte ao seu favor na Roleta Premiada.
Presente no Sons da Rua, a Colorgin promove uma ação de live painting no evento. Quem passar pelo espaço da marca vai encontrar um painel sendo customizado, em tempo real, pelos artistas Boris Arts e Aline Seelig.
“Neste ano, criamos novas experiências interativas e imersivas com ativações de marcas, gastronomia diversa e focada nos cardápios de restaurantes da cidade. Também, como em todas as edições do Sons da Rua, estimulamos a formação dos novos talentos. Tanto que há artistas que participaram do “Seletivas de Novos Talentos” em outros anos e agora participam de outros festivais.”, afirma Juliano Libman, sócio diretor da Agência InHaus.
Serviços
Dia: 26 de outubro
Local: Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo – SP
Ingressos: Ticket 360
Classificação: 16 anos
Abertura dos portões: 11h
Informações: www.sonsdarua.com.br