A cultura indígena capixaba, e seu legado, está sendo registrada no novo documentário da cineasta Karol Felicio, “O Legado de Keretxu”, com previsão de lançamento no primeiro semestre de 2025. Filmado na Aldeia Rio Piraquê-Açu, em Aracruz, a produção mergulha na história de resistência e sabedoria de uma anciã indígena, profundamente conectada às suas raízes.
Segundo Karol, as filmagens foram feitas no final de agosto, durante quatro dias. Atualmente o documentário está na fase de montagem e revisão. “Estamos concluindo o segundo corte”, detalha.
De acordo com a cineasta, a fase de montagem precede a finalização de cor e som: “Talvez a gente volte para pegar algumas imagens extras. É um tema muito valoroso para nós e os detalhes são importantes para captar a essência de cada ensinamento”, explica Karol.
A produção retrata a luta pela preservação de um legado cultural ameaçado, destacando práticas espirituais e métodos tradicionais que buscam reacender a chama da cultura indígena para as novas gerações.
Com uma abordagem sensível e envolvente, a direção de Karol Felicio reforça o compromisso com a valorização das vozes indígenas e com a preservação das memórias culturais brasileiras. “O Legado de Keretxu” promete ser um marco na reflexão sobre a importância da identidade e da resistência cultural.
Sobre Karol Felicio
Cineasta e fotógrafa capixaba, com foco em histórias que valorizam saberes ancestrais, culturas tradicionais e direitos humanos. Com mais de oito anos documentando partos humanizados, Karol conecta práticas contemporâneas à preservação de tradições, promovendo reflexões sobre direitos e respeito às escolhas das mulheres.
Seu documentário “Travessia: o parto à margem no Piraquê-Açu”, foi finalizado sob sua direção, roteiro e filmagem, um projeto que ganhou vida através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC). Atualmente, ela está iniciando a produção de “O Legado de Keretchu”, mais um projeto cultural significativo financiado pela Lei Paulo Gustavo, Secult/ES, onde atua novamente como diretora, roteirista e filmmaker.
Karol também assina uma série de outros projetos incluindo “O Mensageiro”, “Onze”, “Fusão de Dois” e “Maré Mansa”, transitando com maestria entre as artes visuais e o audiovisual.