Hora do aquecimento para entrar em campo. Celeiro de novos talentos do futebol, a Copa Escup desembarca em Linhares na próxima quarta-feira, dia 12, e vai reunir 200 crianças e adolescentes de diferentes classes sociais, com equipes formadas em bairros, comunidades e projetos de impacto social de Linhares.
Eles disputarão a competição ao lado de outros atletas da modalidade de outros estados brasileiros como Fluminense, América Mineiro, Porto Vitória, Portela e Catuense, da Bahia. No total, 600 futuros talentos do futebol entrarão em campo. São atletas das categorias sub 11, sub 13, sub 15 e sub 17. As partidas serão realizadas nos estádios de futebol dos bairros São José, Interlagos, Santa Cruz e na Arena, no bairro Três Barras, sempre às manhãs, tardes e noites, conforme tabela.
Nesta edição, todas as equipes vão disputar uma fase classificatória. Os melhores clubes em cada categoria chegam às semifinais. Todas as decisões serão disputadas no dia 15 de outubro no Estádio do São Paulo Apóstolo, no bairro Interlagos.
A iniciativa tem um objetivo claro: abrir espaço para as futuras gerações de atletas, mas, sobretudo, integrar classes diferentes de jovens apaixonados por futebol. O evento tem o apoio da Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Esporte e Lazer. Observadores de times grandes do futebol brasileiro estarão presentes em busca de novos talentos como Fluminense, Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Grêmio e Barra (SC). Já participaram da competição nomes importantes do futebol brasileiro como Lucas Paquetá, Vinícius júnior e o linharense Marcos Felipe, goleiro do Fluminense.
O prefeito Bruno Marianelli destaca que mais que descobrir novos talentos, a competição tem competição visa fomentar o desenvolvimento social. “Transformar a vida de jovens que sonham diariamente em seguir uma carreira no futebol. Esse é grande objetivo da Copa Escup. É a oportunidade para crianças e adolescentes que participam das nossas escolinhas de futebol buscarem o sonho de serem um jogador de futebol e trilharem seus caminhos na vida”, destaca o prefeito.
“Nós acreditamos no crescimento e no impacto positivo para a sociedade derivados dos valores aprendidos com o esporte. São as pessoas que movem o mundo e por isso investimos hoje para construirmos um futuro melhor para todas essas crianças e adolescentes que enxergam no futebol uma chance de serem reconhecidos. Promovemos a transformação de vidas”, pontua Edgard Borges, um dos coordenadores do evento.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Fabrício Lopes, conta que a competição vai reunir os alunos, familiares e profissionais. “Nós temos a missão de promover o esporte de forma sadia e disciplinada, além de proporcionar mais qualidade de vida por meio do futebol. As aulas das nossas escolinhas contemplam a formação técnica e humana, estimulando ainda a descoberta de novos talentos na modalidade”, revela Fabrício.