O piloto do Espírito Santo enfrentou virose e febre para ficar entre os dez melhores da categoria Mirim, em sua primeira participação em competições nacionais.
Terminou neste domingo (21) a primeira semana da 25ª edição da Copa Brasil de Kart. A pista do Circuito Internacional Paladino recebeu as primeiras doze categorias, para descobrirmos os campeões de 2024 da segunda competição mais importante do kartismo nacional, perdendo apenas para o Brasileiro de Kart. O capixaba Joaquim Medeiros (Escola Alphabetz / Valor Investimentos / Audi Center Vitória / Jump Trampolim Park / Equipes: GTM Racing e Marquinhos Performance / Coach: Caio Miguel – Race Data) foi um dos destaques da categoria Mirim, terminando no Top 8, em sua primeira participação em competições nacionais.
Joaquim, que enfrentou problemas físicos por causa de uma virose, ficando de fora de treinos importantes para o ajuste do kart, encarou com garra o desafio e foi para as provas com coragem. Ele só entrou na pista na sessão anterior à tomada de tempo na sexta-feira e, ainda assim, conseguiu fechar a classificação na sétima colocação para as duas corridas do sábado (20), classificatórias para a final.
Na corrida um, Joaquim fez uma grande exibição, pulando da sétima para a quarta posição na largada. Na troca de posições, chegou a cair para o sexto lugar no decorrer da prova, mas acabou cruzando a linha de chegada na terceira colocação. Na segunda corrida, Joaquim foi “espremido” nas primeiras voltas e caiu para o fim do pelotão. Na tentativa de se recuperar dentro da prova, conseguiu alcançar a oitava colocação, cruzou em nono a linha de chegada, mas, com o desarme do painel frontal, teve o acréscimo de cinco segundos ao seu tempo e terminou em décimo primeiro.
Na final, disputada no domingo, o piloto do Espírito Santo alinhou em quinto lugar, abrindo a terceira fila. Com a possibilidade de chegar ao pódio, ele partiu para o ataque na largada, conseguindo uma ultrapassagem, mas foi tocado na reta na sequência e acabou perdendo rendimento, fechando a prova no Top 8, atrás apenas de pilotos que já estão no último ano da categoria.
“Foi minha primeira competição nacional. Tive altos e baixos por causa dessa virose que eu tive. Queria o pódio, mas ele não veio e sei que dei tudo de mim para conseguir. Vou, com certeza, mais experiente para as próximas competições”, comentou Joaquim após a final da Copa Brasil.
Joaquim Medeiros, agora, vai aproveitar alguns dias de férias, mas logo estará de volta para os próximos desafios. O primeiro deles será no dia 10 de agosto, em mais uma etapa do Campeonato Capixaba de Kart, em Serra, na Grande Vitória. Depois, retoma as provas da Copa São Paulo Light, na qual é o líder da Mirim Rookie na atual temporada. A sétima etapa desta competição está prevista para acontecer no dia 17 de agosto.