Não é segredo que a música possui forte estímulo sensorial e emocional capaz de trazer benefícios para a saúde. Para os idosos, em particular, ela pode ser uma terapia para amenizar quadros associados ao stress, depressão, ansiedade, Parkison e várias outras patologias.
Juliano Barcelos, professor de canto e maestro do Coral MedSênior, acredita que a música através do canto pode ser um aliado poderoso para os idosos alcançarem uma melhor qualidade de vida. “A experiência de vida da terceira idade e o contato com a música acarreta em um processo criativo capaz de resgatar e fortalecer características pessoais e sociais que lhe proporcionem um envelhecimento saudável”, afirma Juliano.
Além da socialização, a música tem um papel muito importante na memória. “É por meio da música que podemos nos emocionar e buscar boas lembranças. Há estudos científicos que comprovam, ainda, que a música traz melhoria na concentração, na respiração, no humor e até mesmo no fortalecimento da autoestima”, completa o maestro.
Lucia, de 65 anos, é a prova de que a música traz benefícios para corpo e mente. A técnica de enfermagem aposentada é integrante do Coral MedSênior e admite. “desde que entrei no Coral a ansiedade acabou”.
Há um ano no Coral MedSênior, Dilça Leão Ramos, 78 anos, confirma que a música transformou a sua vida para melhor. “Antes eu não gostava de falar em público, mas quando entrei no Coral comecei a interagir mais com as pessoas. A música é tudo! É vida, alegria e saúde!”, conta.
A música também pode ser um alimento para a alma. Como diz Sumanita de Souza Mota, 72 anos, que canta desde criança em Coral. Dona Sula, como é mais conhecida, tem uma forte herança musical desde o seu pai, que tocava acordeon, e segue até hoje com o seu filho pianista clássico além de sobrinhas trompetistas e violinistas. “Não vivo sem música. Chego ao Coral MedSênior cheia de vontade de cantar e alegrar ainda mais a minha alma e das pessoas que vão nos ouvir”, afirma.
Para Edelves Ferreira Tesch, 73 anos, cantar faz parte da realização de um sonho. “A minha família é repleta de instrumentistas e cantores, mas eu mesma nunca cantei. Quando fiquei sabendo do Coral MedSênior não perdi tempo e me inscrevi. Agora quero me dedicar a música e, acredito, que lá na frente, eu vou cantar bem”, avalia.
Por fim, Luci da Rocha Ferreira é exemplo de quem respira e vive da música. Durante cinco anos, ela participou de um Coral em Cariacica e, desde 1993, é salmista da Igreja Católica. Atualmente, ela concilia as atividades do Coral MedSênior com a Escola de Samba de Cariacica. “Durante 16 anos desfilei na Ala das Baianas da Boa Vista. Mas pela primeira vez, neste ano, estarei na Ala da Velha Guarda da escola”, comemora.
Sobre Coral MedSênior
O Coral MedSênior é formado por 50 idosos associados da operadora de saúde que são apaixonados por música. O Grupo nasceu em janeiro de 2024 com a proposta de promover o protagonismo do idoso e fomentar atividades culturais com vistas à promoção da cidadania cultural, bem-estar, da acessibilidade artística e da diversidade.
O projeto é beneficiado por meio de recursos da Lei de Incentivo Federal à Cultura, com patrocínio da MedSênior e gestão da Coppo Consultoria e Projetos.
“O Coral MedSênior é um projeto incrível ao unir música, memória e história trabalhando com o conceito de bem envelhecer juntos”, afirma Cássia Coppo, CEO da Coppo Consultoria & Projetos.
A Coordenadora ESG & Comunicação Interna da MedSênior, Lorena Bérgami, acrescenta.
“Para nós da MedSênior é uma grande alegria apoiar projetos como o Coral MedSênior, onde buscamos fomentar a cultura em nosso Estado. Sabemos que a música é terapêutica, ela nos conecta com as nossas emoções, cura, acalma e tem tudo a ver com o nosso propósito que é o Bem Envelhecer”, finaliza.
Serviço
Ensaios Coral MedSênior
Data: Todas as terças-feiras, das 15h30 às 17h
Local: Centro Oncológico MedSênior
Endereço: Rua Aleixo Netto, nº 1641, Praia do Canto – Vitória