Os aromas e sabores únicos dos cafés produzidos no Espírito Santo foram consagrados no prêmio Coffee of the Year 2023, realizado durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte, Minas Gerais. A premiação, divulgada, nesta sexta-feira (10), consagrou a vitória dos grãos Arábica e Canéfora/Conilon cultivados no Estado.
Para classificar os finalistas do concurso foram selecionadas as 180 melhores amostras. Entre os 50 finalistas deste ano na categoria Arábica, 10 são do Espírito Santo. Dos 15 finalistas no Canéfora, 11 são do Espírito Santo.
Na categoria Arábica, o destaque foi para os produtores capixabas, com Deneval Miranda Vieira Júnior, do Sítio Cordilheiras do Caparaó, Iúna, conquistando o primeiro lugar. O segundo e terceiro lugares também foram garantidos por produtores do Espírito Santo.
Já na categoria Canéfora/Conilon, Wagner Gomes Lopes, do Sítio 3 Marias, em Alto Rio Novo, ergueu o troféu de primeiro lugar, consolidando a força do estado na produção de café Conilon.
A cerimônia de premiação contou com a presença do governador, Renato Casagrande, que falou sobre o comprometimento dos cafeicultores capixabas e o avanço do setor nos últimos anos, ressaltando que o Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cafeicultura Capixaba é uma referência no Brasil.
Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, houve um esforço conjunto de produtores, governo e demais parceiros para fomentar o desenvolvimento e a sustentabilidade da cadeia produtiva do café no Espírito Santo.