Os atletas que cumpriram os requisitos do edital publicado pela prefeitura de Aracruz, assinaram o termo de adesão na tarde desta segunda-feira (24), no gabinete do prefeito.
O Programa Bolsa Atleta foi criado em 2005 pelo Ministério do Esporte aos atletas e paratletas de rendimento que representam o município em competições oficiais e estejam em plena atividade esportiva. A secretaria de Esporte, Lazer e Juventude tornou público o edital a esses atletas que adotou as seguintes definições:
- I- Atleta de Rendimento: É o atleta que prática esporte com treinamento específico da modalidade, participando regularmente de competições federadas, representando seu Município, Estado ou seu País.
- II- Atleta Estadual: É o atleta que tenha participado de campeonatos municipais ou estaduais ou convocados para fazer parte da Seleção Municipal na sua modalidade em 2022, 2023 e 2024.
- III- Atleta Nacional: É o atleta que possui resultados em 2022, 2023 e 2024 no principal evento nacional, referendado pela confederação da respectiva modalidade esportiva.
- IV- Atleta Internacional: É o atleta com resultados em 2022, 2023 e 2024 nos eventos internacionais, em especial jogos Sul-Americanos, ParapanAmericanos, Copas Mundiais ou Recordes Mundiais, devidamente homologados pela organização competente.
- V- Atleta em plena atividade esportiva: É o atleta que se encontra na efetiva prática esportiva buscando favorecer as competências pessoais, sociais, produtivas e cognitivas, privilegiando a formação de valores, como cooperação, participação, solidariedade, autonomia e criatividade entre outros.
A concessão das bolsas contemplava 20 atletas, sendo: 10 na categoria estadual, 08 na categoria nacional e 02 na categoria internacional. Das 20 ofertadas apenas 15 obtiveram o preenchimento formal seguindo os critérios estabelecidos.