Thaís Loureiro de 24 anos será uma das atletas a competir no “European IBJJF Jiu-Jitsu Championship 2022”, que acontece entre os dias 14 a 20 de fevereiro em Roma, na Itália. A jovem faixa preta conta com o apoio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Aracruz (Semesp) e representará o município na categoria adulto, 18 a 29 anos, peso galo (menos que 48,5kg de kimono).
O apoio oferecido pela Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude (Semesp) conta com o custeio de hospedagem e alimentação da atleta. Isso se dá graças a Lei Municipal Nº 3.406 de 2011, que tem o objetivo de valorizar e apoiar atletas participantes de campeonatos esportivos com ajuda financeira, a fim de possibilitar que aqueles que não têm condições consigam participar de grandes competições.
“Sempre gostei muito de artes marciais, e assistindo desenhos japoneses via os heróis encontrando sua força interior para vencer as maiores batalhas, isso me despertou a vontade de aprender a lutar”, conta Thaís Loureiro.
A história de Thaís com o esporte tem mais de 10 anos. A atleta competiu em solo capixaba, mas também teve a oportunidade de competir em muitos estados brasileiros e assim, alcançando muitas conquistas. Em 2015 ela ficou em segundo lugar no Campeonato Brasileiro de Jiu-jitsu (CBJJ) e 2019 foi a campeã brasileira na categoria faixa marrom.
“Agora estou rumo à Itália para participar de um dos maiores campeonatos de jiu-jitsu do mundo. Estou muito feliz com essa oportunidade, mas para chegar até aqui contei com o apoio de algumas pessoas, como o da secretaria de Esporte que me deu todo o suporte, além da minha família que sempre acreditou e lutou comigo por esse sonho, meu namorado Daniel, que sempre me ajudou a manter o foco e dedicação nos treinos, ao meu professor Wilson Ulhôa e a Ariane Guarnier”.
O secretário da Semesp, Coquí, destacou a importância do apoio da gestão aos atletas aracruzenses. “Muitos atletas não têm condições financeiras de chegar a grandes competições como essa, por isso nossa pasta, dentro de toda a legalidade, vem investindo nesses jovens talentos, que além de mostrar toda o seu potencial, leva o nome de Aracruz a outros lugares. Desejo muita sorte para a Thaís e que ela possa voltar para casa com muitas conquistas”.