Piloto de 22 anos venceu a primeira disputa 100% feminina do kart capixaba. Confira os resultados oficiais do evento que aconteceu neste fim de semana, em Vitória
Isa Anselmo Reis escreveu o seu nome na história do kart capixaba. Ela venceu a FDK Racing Cup, evento de kart rental que teve, pela primeira vez, uma categoria 100% feminina no Espírito Santo.
A FDK Racing Cup terminou neste domingo (24). Foram dois dias de disputas no Kartódromo Internacional de Jardim Camburi, em Vitória, com 31 baterias no total e campeões em cinco categorias.
Final histórica na chuva
Isa foi a campeã da categoria feminina, que estreou neste domingo com 13 mulheres no grid. Na final, ela precisou mostrar habilidade também na chuva fina, com a pista escorregadia.
Isa deixou para trás as adversárias Jessica Tesch e Nicole Carrijo, de apenas 14 anos e um dos destaques da competição.
“Foi uma loucura. Nessa última bateria, eu tive dificuldade com o meu kart, mas aí choveu e favoreceu pra mim, porque eu treinei na chuva”, revelou a campeã.
Isa tem 23 anos e é mãe dos pequenos Henrique, de dois anos, e Otto, de um ano e oito meses.
A campeã está acostumada a correr entre os homens e começou a acelerar no kart por influência do marido, Felipe Pravato, que também é piloto e competiu na FDK Racing Cup, na categoria graduados.
Com o nome gravado na história do kart capixaba, ela comemora a criação da categoria feminina e espera que mais mulheres se interessem pelo kart.
“Eu me sinto muito feliz por ser a primeira mulher campeã em um evento de kart capixaba. E eu acho que agora, a partir dessa nova etapa, vão vir muitas mulheres querendo competir junto comigo”, prevê Isa.
Garoto-prodígio brilha na estreante
O campeão da categoria estreante foi João Ramalho. Mas pode chamá-lo de João Lindão.
O paraibano de apenas 12 anos de idade correu entre os marmanjos e mostrou que tem muito talento e um futuro pela frente no automobilismo. João veio ao Estado apenas para participar da FDK Racing Cup.
“Eu vim pra conhecer o circuito, já que a seletiva para o Mundial no ano que vem vai acontecer aqui”, contou o piloto.
O adolescente começou a correr de kart aos oito anos, incentivado pela manhã, Edijane.
“Eu amo esporte, amo velocidade. Minha mãe me levou pela primeira vez lá no circuito Paladino, em João Pessoa (PB), e eu gostei”, lembra.
Vencer entre os adultos não é novidade para ele, que cerca de meia hora depois de vencer a categoria estreante voltou à pista para disputar a final da categoria graduado top.
“Já tô acostumado a ganhar dos adultos. Lá em João Pessoa eu ganho direto”, contou João Lindão, tirando onda.
Dois dias de disputa para os graduados
Os pilotos da categoria graduados tiveram dois dias de disputas intensas no Kartódromo de Jardim Camburi.
No sábado, encararam a chuva e o asfalto molhado em 10 baterias classificatórias. No domingo, voltaram à pista para a definição das finais, que foram divididas em três categorias de graduados: master, top e elite.
Leon Teixeira Firme ficou com o título geral da categoria graduado master, com Mannon Cruz na segunda colocação e Nando Prest em terceiro lugar.
Na graduado Top, o título da FDK Racing Cup foi para André Heiderich, com o garoto João Lindão na segunda colocação e Gustavo Coffler em terceiro.
Já Leonardo Martins foi o campeão da Graduado Elite, com Rafael Santini em segundo lugar e Marlon Castro na terceira colocação.
FDK RACING CUP CLASSIFICAÇÃO FINAL
Categoria Feminina
1ª Isa Anselmo Reis
2ª Jessica Trevizani Tesch
3ª Nicole Carrijo Chaves
4ª Maria Clara Louzada
5ª Milena Dias Barreto
Categoria Estreantes
1º João Lindão
2º Gabriel Serra Pesente
3º Paulo Cesar Gadotti
4º Hebert Muller Rebonato
5º Caio Zanoti Lima
Categoria Graduado Master
1º Leon Teixeira Firme
2º Mannon Cruz
3º Nando Prest
4º Saulo Sthel
5º Ricardo Amigo
Categoria Graduado Top
1º André Heiderich
2º João Lindão
3º Gustavo Coffler
4º Stanley Rodrigues
5º Joanir Smarçaro
Categoria Graduado Elite
1º Leonardo Martins
2º Rafael Santini
3º Marlon Castro
4º Fabrício Martinelli
5º Adriesley de Assis