O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou, nessa terça-feira (25), a primeira parte dos convocados para representar o Brasil nas Paralimpíadas de Paris, que acontecerá entre os dias 28 de agosto e 08 de setembro. Cinco capixabas estão na lista: as nadadoras Mariana Gesteira e Patricia Pereira, e o técnico Leonardo Miglinas, além dos jogadores de vôlei sentado Luiza Fiorese e Thiago Rocha.
Entre os selecionados, Luiza Fiorese e Patricia Pereira são contempladas pelo Bolsa Atleta, e Mariana Gesteira pelo Voe Atleta, ambos programas da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport).
Dentre os convocados, esta será a terceira participação de Patrícia Pereira nos Jogos Paralímpicos. No Rio, em 2016, e em Tóquio, em 2021, a paratleta conquistou as medalhas de prata e bronze. Luiza Fiorese também foi medalhista em Tóquio, subindo ao pódio na terceira colocação da disputa do vôlei sentado feminino com a seleção brasileira.
Já Mariana Gesteira também vai em busca de repetir o feito conquistado em Tóquio, quando faturou um bronze. Natural de Itaboraí, no Rio de Janeiro, a nadadora mora em Vitória desde 2020 e compete pela Associação Capixaba de Pessoas com Deficiência (ACPD)/Álvares Cabral, sob o comando do técnico Leonardo Miglinas, que esteve nas conquistas de Mariana Gesteira, em Tóquio, e na de Patrícia Pereira, no Rio de Janeiro.
Thiago Rocha, natural de Vila Velha, no Espírito Santo, reside em São Paulo, onde atua pelo Club Athletico Paulistano. Esta será a primeira edição de Jogos Paralímpicos dele. “Já chorei, já sorri, já sonhei com esse momento. Hoje, posso dizer eu faço parte de uma seleção brasileira e vou representar a nossa seleção na Paralimpíada de Paris”, comemorou o jogador canela-verde.
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) vai anunciar os demais nomes dos atletas convocados para Paris em mais duas datas, nos próximos dias 11 e 18 de julho.