Em quatro dias de evento, o 2º Festival Rota dos Queijos de João Neiva reuniu mais de 20 mil visitantes e gerou impactos positivos na economia da cidade.
De acordo com informações do Instituto Panela de Barro, foram mais de R$ 2 milhões em vendas diretas no festival e o impacto de R$ 5 milhões no comércio. A taxa de ocupação dos hotéis foi de 100%, demonstrando que o festival não se limita apenas aos municípios mais próximos.
Durante o festival, foram comercializadas quatro toneladas de queijo, e a participação de 11 expositores da agroindústria artesanal, cinco restaurantes, quatro expositores de artesanato, cinco cervejarias artesanais, uma drinkeria, uma adega, uma cutelaria, dois cafés especiais, um expositor de plantas, duas sorveterias, cinco queijarias e espaço destinado a aulas shows de culinária.
No palco, muita música boa com a apresentação de diversos artistas e os mais variados estilos musicais.
A área turística também foi beneficiada, com passeios ecológicos ao Monte Negro e ao estonteante Jequitibá Rosa, o maior do Brasil e com 800 anos de idade.
O presidente da CDL, Edmar Viana, destaca os efeitos do festival para a economia da cidade: “O nosso município junto as queijarias e outros expositores que estavam presentes no evento ganharam e somaram forças para levar o espírito empreendedor de nossa região ao Brasil, temos a certeza em nome da CDL que continuaremos os trabalhos para juntos mantermos a excelência deste desafio”.
“A receptividade do público ao evento e o empenho de vários parceiros, entre queijarias, agroindústria, comércio, hotelaria, a Prefeitura de João Neiva, e outros setores, foram fundamentais para o sucesso do evento. Agora é preparar a 3ª edição do festival em 2024”, destaca Eduardo Destefani, do Instituto Panela de Barro.
O prefeito Micula destaca a importância do evento. “João Neiva possui grande potencial turístico e uma das metas do nosso governo é fomentar a área cultural e turística da cidade, movimentando a economia, e com isso, gerar emprego e renda. Podemos tornar o nosso município um lugar cada vez mais conhecido e visitado, pois temos belezas naturais e um povo trabalhador e empenhado que constrói essa cidade e a melhora a cada dia junto com a nossa gestão”.
O secretário de Cultura, Turismo e Lazer do município João Augusto Selvatici Sarcinelli pontua o sucesso do festival: “Tivemos um público expressivo nos quatro dias de festival que se encantaram com as atrações do festival, comida de qualidade, bebidas para todos os gostos e muita música boa”.
Responsabilidade socioambiental do evento
O festival deixou de gerar mais de 50 mil copos descartáveis com a utilização dos copos ecológicos. Foram coletados cem litros de óleo oriundos da fritura e destinados para a empresa Ecóleo para tratamento e mais de uma tonelada de resíduos sólidos destinados à reciclagem.
O evento também contou com o envolvimento do Instituto Preservarte e da Pestalozzi com apresentações musicais e artísticas.